SAÚDE NA MIRA
FITESCOLA 

Pratica Atividade Física o teu cérebro agradece

create your own web page

O que é o projeto Saúde Na Mira?

É um espaço que procura estimular na população escolar interessada o hábito regular de saber os seus dados biométricos (peso e altura) e indicadores de saúde (tensão arterial, % Massa Gorda, IMC, aptidão cardiovascular) entre outros, dando também resposta a alunos/adultos problema identificados nos diferentes rastreios de saúde realizados na escola. 

Frequência da Atividade Física

Pretende aumentar a oferta de atividade física na escola, para que os alunos/adultos a pratiquem, pelo menos três vezes por semana, 

População Escolar

Abrange toda a comunidade escolar interessada. Este projeto está integrado a nível interno no programa FitEscola.

Mobirise

Gabinete Avaliação 
Condição Física 

Prescrição de atividade física e de aconselhamento alimentar, Autonomia de exercício, promovendo atividades de ginásio e outras visando a melhoria da aptidão cardiorespiratória, bem como, a diminuição da massa gorda.

Apoio Educação Física

Apoio a alunos problema na disciplina de Educação Física (na condição física). 

O que é o projeto Fitescola?

É um instrumento de apoio ao desenvolvimento da Aptidão Física dos Alunos na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar 

Aptidão Cardio respiratória

É medida através do teste do vai e vem e consiste em realizar o número máximo de percursos numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada.Uma boa aptidão aeróbia na infância e a adolescência relaciona-se com um menor risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde.

Aptidão Muscular

A aptidão muscular é realizada através de vários testes e tem como objetivo medir a força de resistência dos músculos, como os abdominais, membros superiores e membros inferiores. Melhorias na aptidão muscular na transição da infância para a adolescência associam-se a alterações positivas na densidade mineral óssea. De uma forma geral a aptidão muscular relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas. 

Mobirise

Composição corporal

Apresenta como medida o Índice de Massa Corporal (IMC) que é uma medida definida como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em kg/m2). Tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.
Um IMC elevado está associado a um risco cardiovascular elevado, assim como osteoarticulares.

Apoio Educação Física

O projeto Saúde na Mira associado ao Fitescola permitem uma melhoria no bem estar físico, psicológico e mental dos alunos.