drag and drop website maker

Associação de Estudantes

OUTRAS ESTRUTURAS E SERVIÇOS

Artigo 128.º Associação de Estudantes


1. A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Benavente é a estrutura representativa de todos os estudantes, com os direitos e regalias consignados na Lei.

2. A Associação de Estudantes é uma organização que se rege por estatutos próprios e reconhecida como tal pela escola.

3. A Associação de Estudantes colabora com os órgãos de administração e gestão da escola, através dos seus representantes.

4. De acordo com a legislação, a Associação de Estudantes é composta pelos seguintes órgãos:

a) A “direção”, que é o órgão com responsabilidade executiva, composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro, dois a três vogais e 3 suplentes;

b) A “mesa da assembleia geral”, órgão com responsabilidades na aprovação do plano e relatório de atividades, no ato eleitoral, e na tomada de posse dos órgãos eleitos, composta por um presidente de mesa que coordena os trabalhos e um secretário que lavra as atas que devem ser devidamente arquivadas;

c) O “conselho fiscal”, que é o órgão com responsabilidade de fiscalizar a atividade da associação, garantir a correta gestão orçamental e dar parecer sobre os relatórios de contas e de atividades, composto por um presidente, um relator e um secretário;

d)A direção da associação é eleita no 1.º trimestre de cada ano letivo, com um mandato de um ano;

e) São livres de apresentar candidatura, todos os alunos que o desejem com exceção dos casos mencionados na legislação vigente, devendo para tal constituir uma lista para os vários órgãos da direção (Mesa da Assembleia Geral de Alunos, Direção e Conselho Fiscal), de acordo com o disposto nos estatutos da associação;

5. Os membros da associação devem, sempre que possível, reunir sem interferir com a sua normal participação nas atividades escolares.

6. Os referidos membros devem estar conscientes de que continuam a ser alunos e de que devem dar exemplos de correção e assiduidade às aulas.

7. A Associação de Estudantes tem o direito de solicitar ao diretor da escola ou do Agrupamento de escolas a realização de reuniões para apreciação de matérias relacionadas com o funcionamento da escola.

8. A Associação de Estudantes deve apresentar anualmente à direção da Escola o seu plano de atividades bem como os respetivos relatórios, devendo a sua atividade estar sempre devidamente articulada com a direção da Escola.

9. A execução do plano de atividades é da responsabilidade da Associação.

10. A Escola põe ao dispor dos órgãos associativos dos alunos um gabinete e pode utilizar as instalações e os serviços da escola, em conformidade com os respetivos regulamentos.

11. A direção é responsável, perante o Diretor, por quaisquer danos verificados no gabinete que lhes tenha sido destinado.

12. A afixação de quaisquer cartazes ou outra informação carece do visto do Diretor.

13. São deveres da Associação de Estudantes:

a) Criar as condições necessárias à concretização de projetos de ocupação de tempos livres, de reforço da convivência, da multiculturalidade e do espírito de grupo.

b) Apresentar propostas de concretização destes objetivos, a integrar no Plano Anual de Atividades da Escola.

c) Defender e promover os valores fundamentais do ser humano e contribuir para a participação dos seus membros na discussão dos problemas educacionais.

d) Impedir a prática de atos que conduzam à segregação, à violência ou outros que contrariem os valores e princípios da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Projeto Educativo da Escola.

e) Sensibilizar os estudantes para a organização e concretização de iniciativas de carácter cultural, científico, recreativo e desportivo.

                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                                     in Regulamento Interno do Agrupamento