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Rede de Bibliotecas

ANEXO 4 – BIBLIOTECAS ESCOLARES/CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS

CAPÍTULO I - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E EQUIPA EDUCATIVA


Artigo 1.º Definições


1. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Benavente (AEB) são constituídas por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamento), humanos (professores, funcionários) e documentais (papel, audiovisual e informático), organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar elementos que contribuam para a sua formação e informação.


2. Existem no Agrupamento Escolas de Benavente as seguintes Bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares:


a) Biblioteca da Escola Secundária de Benavente (BESB);

b) Biblioteca da Escola Básica Duarte Lopes (BEBDL);

c) Biblioteca Ana César Martins (BACM), no Centro Escolar de Benavente;

d) Biblioteca da EB1 de Benavente (BEB1);

e) Biblioteca da EB1 de Stº Estevão (BEB1SE).

3. Os recursos das Bibliotecas Escolares (BE) estão organizados em três grandes grupos:

a) Materiais impressos: inclui livros, periódicos e um arquivo com trabalhos de alunos;

b) Recursos informáticos: inclui computadores, impressoras, digitalizadores, CD.ROM e DVD;

c) Recursos audiovisuais; inclui televisor, vídeo, leitores de DVD, assim como cassetes vídeo e DVD.

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Artigo 2.º Objetivos

1. As BE devem constituir-se como um núcleo da organização pedagógica do Agrupamento, vocacionado para as atividades culturais e para a informação, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objetivos:


2. Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes, dotando o Agrupamento de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projetos de trabalho.


3. Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos organizados em função de diferentes temas.


4. Providenciar acesso aos recursos locais, regionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas.


5. Organizar atividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social.


6. Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: selecionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou da sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.


7. Promover atividades de leitura de forma a fomentar a utilização das bibliotecas ao longo da vida.


8. Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura regional, nacional e universal.


9. Ajudar os professores a planificarem as suas atividades de ensino e a diversificarem as situações de aprendizagem.


10. Associar a leitura, os livros e a frequência da BE à ocupação lúdica dos tempos livres.


11. Constituir-se enquanto polo de dinamização na escola de atividades culturais e de abertura à comunidade.


12. Formar para a cidadania através de uma escolarização de referência.


13. Desenvolver o espírito de civismo e cidadania, perspetivando a liberdade intelectual e o acesso à informação como essenciais."

                                                                                                                                                                                     


                                                                                                                                                            in Regulamento Interno do Agrupamento