Entrevista ao Diretor Mário Santos na revista "Valor magazine"

Edição de Abril de 2021

Entrevista ao Diretor Mário Santos no jornal "O Mirante"

18 de Março de 2021

À Comunidade Educativa

No seguimento da comunicação anterior e uma vez que temos como adquirida a necessidade de iniciar este 2º Semestre em Ensino à Distância, trago-vos as seguintes informações:
- O Semestre iniciar-se-á em Ensino à Distância, não havendo informação para já sobre quando regressaremos ao Ensino Presencial.
Como tal, está a ser desenvolvido um esforço de adaptação de todos (Escola, Alunos e Encarregados de Educação) para que o processo de Ensino / Aprendizagem / Avaliação decorra da melhor forma.
- Não sendo a forma de trabalho desejável, o Ensino à Distância torna-se necessário devido ao aumento significativo de casos COVID 19 na Comunidade. Como tal, esta forma de trabalho deve ser valorizada por todos, tornando-a credível.
O trabalho desenvolver-se-á através de momentos síncronos e assíncronos, de forma equilibrada e dentro do horário escolar de cada turma.
- A Escola está a desenvolver um esforço grande (em conjunto com a CMB e o ME) para que sejam disponibilizados equipamentos informáticos aos alunos que mais precisam. Este processo não é imediato e de momento não temos equipamentos para todas as necessidades. Estamos a envidar esforços para colmatar as necessidades existentes.
- De acordo com a informação do Ministério da Educação, o calendário escolar para este 2º Semestre será prolongado no final de ano e a interrupção de Carnaval deixará de existir. A interrupção da Páscoa será também menor.
- Os Diretores de Turma, Professores titulares de turma do 1º Ciclo e os Educadores são o ponto de contacto privilegiado com quem os Encarregados de Educação deverão contactar. Durante os próximos dias existirão reuniões com os mesmos de balanço de 1º Semestre e preparação de 2º Semestre, onde terão todas as informações relativas ao trabalho com os alunos.

Chamo ainda a atenção para o n.º 2 do artigo 31.º-A do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro que prevê o acolhimento na Escola dos alunos com medidas adicionais de aprendizagem, em risco de abandono escolar ou perigo, para quem a Escola considere o Ensino à Distância ineficaz. Nestes casos, a Escola está a fazer o levantamento destes alunos, podendo os Encarregados de Educação sinalizá-los junto dos Professores de referência.
Dito isto, e já é muito, desejo um ótimo trabalho a todos, sabendo que podem contar com o AEB para vos / nos ajudar neste momento único das nossas vidas.
Fomos capazes de desenvolver o Ensino à Distância há um ano. Estamos certamente preparados para esta 2ª dose. A ver se ficamos vacinados de vez!!
Mário Santos (03/02/2021)
Diretor

À Comunidade Educativa

Enquanto AEB estamos a finalizar o 1º semestre. Neste primeiro semestre do ano letivo em que funcionámos em regime presencial apesar de todas as regras relativas à segurança, conseguimos garantir o funcionamento da Escola à nossa comunidade e aos nossos alunos. Apesar de alguns casos positivos de COVID19, não existiram surtos em nenhuma escola / Jardim de Infância do AEB, e os casos identificados foram isolados e recuperados.

Obviamente que o processo de Ensino / Aprendizagem / Avaliação está muito condicionado e teve de ser adaptado. Verifiquei que maioritariamente fomos capazes de encontrar respostas efetivas e adaptarmo-nos a uma nova organização temporal, à alternância entre um regime presencial e à distância sempre que tivemos turmas e alunos em isolamento e ainda à utilização de novas tecnologias que pedagogicamente nos permite organizar este processo de formas diversas.

Estamos longe de um início de ano ideal e com todas as condições desejáveis, e perceber que ainda assim, professores, assistentes operacionais e técnicos, psicólogos, pais e claro, alunos, conseguimos garantir a Escola. Para tal foi ainda importante a parceria com várias entidades locais. A todos o meu agradecimento!

Após o anúncio de ontem do 1º Ministro acerca do confinamento geral, no qual todas as Escolas se mantêm em funcionamento presencial, refiro o seguinte: 

De momento temos muitas turmas em que vários alunos estão em isolamento (a trabalhar à distância) enquanto que os restantes estão em regime presencial. Temos outras turmas (poucas quando comparando com o total das turmas do AEB) em que casos positivos levou ao trabalho à distância durante tempo determinado. Temos ainda professores e assistentes operacionais a trabalhar temporariamente à distância. Esta alternância de situações simultânea entre trabalho presencial e trabalho à distância cria sérias dificuldades aos professores e aos alunos.  

No entanto, como por várias vezes o provámos, seremos capazes, todos juntos, de ultrapassar estas dificuldades transformando-as em oportunidades.

Destacar as Escolas enquanto organizações fundamentais para dar respostas à Sociedade quando esta mais necessita, sejam estas de caráter económico, de saúde, social, político ou outros. A Escola é de todos, mesmo dos que não têm filhos na mesma. A Escola é da Comunidade!

A participação de todos é fundamental no encontrar de soluções e na apresentação de diferentes perspetivas, e para tal, destaco as Associações de Pais e de Estudantes, os Representantes dos Encarregados de Educação de cada turma, os Delegados e Subdelegados de turma e ainda os Diretores de Turma, Professores / Educadores titulares de turma como canais privilegiados de contacto.

Reforço e reconheço o esforço diário que todos fazemos em apenas frequentar a Escola sem sintomas e na utilização de máscaras (a partir do 2º ciclo) e cumprimento das restantes regras de segurança.

Dito isto, desejo Saúde a todos! Estamos todos a aprender nesta nova situação! Precisamos de todos, certo de que a Escola continuará a ser um lugar seguro como tem sido até então!

Mário Santos 

Diretor

Created with Mobirise