SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86). Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.
O psicólogo do SPO desenvolve a sua atividade em três domínios: apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores; apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa e orientação vocacional. Estes domínios de intervenção estão interligados e têm um caracter de complementaridade.
O SPO é composto por três Psicólogas: Célia Madruga, Ana Folgado e Filipa Pimenta.


Apoio Psicológico e Psicopedagógico

Conjunto diversificado de atividades que visam a promoção do desenvolvimento global do aluno ao longo da sua escolaridade. Engloba a intervenção com alunos, mas também o trabalho colaborativo com professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas. A família também é um parceiro fundamental para o sucesso destas intervenções.


Apoio ao sistema de relações da comunidade educativa

O SPO assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, da Justiça, da Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.
A nível interno o SPO trabalha em colaboração com a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), o PES (Programa de Educação para a Saúde), com os coordenadores dos diretores de turma e diretores de turma, professores titulares, conselhos de turma, com a Associação de Pais, Associação de Estudantes e toda a comunidade escolar em geral.


Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade
No Agrupamento de escolas de Benavente, o SPO articula com a comunidade nomeadamente: a Câmara Municipal de Benavente (Plano SALUTE e Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária – EMIC), Juntas de Freguesias, Intervenção Precoce, CERCIMA, Centro de Saúde, Segurança Social, Associação Vértices e Declives, CPCJ, Hospital de Vila Franca de Xira, IEFP, Ensino Superior, Associações Culturais e Desportivas, entre outros.


Orientação de carreira
Refere-se a um conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida, a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego. Tem como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.

As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º e 12º ano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. 

Make your own web page with Mobirise