PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

O PPES (Programa de Promoção e Educação para a Saúde), enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas.

Enquanto temática transversal e transdisciplinar, pressupõe:
(i) uma interpretação em espiral com todas as suas áreas interligadas ao longo de todo o percurso escolar;
(ii) uma perspetiva de intervenção consciente, criativa e intencional; (iii) uma posição de negociação permanente por processos éticos centrados em quem aprende;
(iv) uma visão holística, porque as competências devem ser desenvolvidas transversalmente em todas as áreas curriculares.

Complementarmente, o PPES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.
Neste momento, o documento- Referencial de Educação para a Saúde- constituiu uma linha orientadora para a equipa PPES e para os conselhos de Turma. 


O que é o Referencial de Educação para a Saúde?

O presente Referencial resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, que estabeleceram um Protocolo de Colaboração em fevereiro de 2014, e o SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
À semelhança de outros referenciais produzidos pela DGE no âmbito da educação para a cidadania, o presente documento pretende ser uma ferramenta educativa flexível, de adoção voluntária, passível de ser utilizada e adaptada em função das opções e das realidades de cada contexto educativo, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, nas suas diferentes modalidades.

Temas Globais do PPES que vão ser abordados no contexto dos 8 fatores de estilo de vida saudável (nutrição, luz solar, exercício, água, equilíbrio, ar, descanso e confiança)
   • Saúde Mental e Prevenção da Violência
   • Educação Alimentar
   • Atividade Física
   • Comportamentos Aditivos e Dependências
   • Afetos e Educação para a Sexualidade
Em todas as fases de organização do trabalho o envolvimento das famílias e dos jovens é crucial.

Equipa da PES: Coordenadora – Graça Fernandes; Paula Melo, Isabel Neves, Marília Tavares, Lídia Pereira, Carolina Pereira, Maria João Alexandre, Cristina Branco, Joana Santos, Verónica Figueiredo (Enfermeira) SPO (Célia Madruga Henrique Oliveira, Filipa Pimenta), e Ana Núncio (Psicóloga)
PROCEDIMENTOS e informações referentes a este programa no agrupamento
1. Planificação do Conselho de Turma PEST (Modelo de planificação no sharepoint): os temas PEST podem ser articulados num DAC e apenas carecem da descrição sumária da atividade, a respetiva calendarização e as disciplinas envolvidas.
2. A planificação PEST deve ser dada a conhecer ao representante dos Encarregados de Educação da Turma, que a deve assinar, podendo este opinar sobre a mesma.
3. A planificação referência dos respetivos anos de escolaridade constitui um documento de trabalho “base”, podendo os conteúdos serem alterados tendo em atenção o referido anteriormente. Estas planificações são disponibilizadas no “sharepoint” do PES do Agrupamento.
4. A avaliação do projeto será feita no final do ano nas reuniões de avaliação.
5. A enfermeira Verónica Figueiredo faz parte da equipa PES e dinamiza as seguintes sessões no ensino regular, profissional e vocacional:
    10º ano - ISTs
    11º ano - Métodos anticoncecionais
6. Para o 9º e 11º ano está planeado uma sessão dinamizada pela APAV sobre violência no namoro.
7. Para o 12º ano, está programado uma sessão sobre Gravidez na adolescência dinamizada por uma associação
8. O PARA TI - Gabinete de apoio individualizado ao aluno (GAIA)- funciona com várias valências, nomeadamente, psicologia, terapia da fala, coaching parental, nutrição, assistência social e enfermagem e disponível também para a comunidade educativa
9. No âmbito da prevenção da saúde, o projeto Saúde na Mira atende alunos e comunidade educativa, trabalhando as dificuldades detetadas a nível de condição física dos alunos, através do Fitescola e da nutricionista do GAIA, promovendo ainda rastreios de saúde ao longo do ano.
10. A escola colabora ainda, anualmente, com o Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro.
11. O agrupamento estabeleceu também uma parceria com o Projeto Eco-lezíria para a defesa ambiental. 


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