Pretende aumentar a oferta de atividade física na escola, para que os alunos/adultos a pratiquem, pelo menos três vezes por semana,
Abrange toda a comunidade escolar interessada. Este projeto está integrado a nível interno no programa FitEscola.
Prescrição de atividade física e de aconselhamento alimentar, Autonomia de exercício, promovendo atividades de ginásio e outras visando a melhoria da aptidão cardiorespiratória, bem como, a diminuição da massa gorda.
Apoio a alunos problema na disciplina de Educação Física (na condição física).
É medida através do teste do vai e vem e consiste em realizar o número máximo de percursos numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada.Uma boa aptidão aeróbia na infância e a adolescência relaciona-se com um menor risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde.
A aptidão muscular é realizada através de vários testes e tem como objetivo medir a força de resistência dos músculos, como os abdominais, membros superiores e membros inferiores. Melhorias na aptidão muscular na transição da infância para a adolescência associam-se a alterações positivas na densidade mineral óssea. De uma forma geral a aptidão muscular relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas.
Apresenta como medida o Índice de Massa Corporal (IMC) que é uma medida definida como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em kg/m2). Tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.
Um IMC elevado está associado a um risco cardiovascular elevado, assim como osteoarticulares.
O projeto Saúde na Mira associado ao Fitescola permitem uma melhoria no bem estar físico, psicológico e mental dos alunos.
This site was built with Mobirise